Search
  • Aristides Mandinga

A Democracia da Guine-Bissau em Trial?


No papel, as eleições são diretas e simples de organizar. Mas quando a questão é determinar se as próximas eleições serão livres, justas e credíveis, é preciso tomar em consideração vários outros fatores, que desempenham um papel fundamental no conceito da Democracia.

Na minha modesta opinião, o Primeiro-Ministro Aristides Gomes, deve uma explicação a Opinião Pública, sobre o terrível processo de recenseamento eleitoral que apresentou a nação. 

O terrível erro de julgamento que o Governo esta a fazer é insistir na realização das eleições previstas para o dia 18 de novembro. No meu intender, tudo indica a falta de maturidade política  que existe na nossa sociedade; porque tendo em conta as dificuldades que o estado está a encarar, é preciso ser realista e assumir que não temos as condições necessárias para realizar as eleições legislativas sem violar a lei eleitoral.

Ao contrário do que muitos acreditam, eu questiono como será possível registrar 900 mil eleitores com 150 kits ou com 350 kits (que ainda não chegaram a Bissau) em duas semanas; e a diáspora? 

O Primeiro-Ministro em vez de gastar a sua energia em pontos erroneamente irrelevantes, precisa forçar-se em salvaguardar a integridade do cargo que esta a ocupar; admitindo assim, que falhou com a missão que lhe foi incumbida em Lomé. 

Entretanto, o atual PM não deve ser exonerado, mas moralmente devia admitir que falhou em organizar as eleições legislativas. É neste contexto que é importante a alteração da data das eleições. 

A importância da educação cívica durante o período eleitoral não pode ser menosprezada. Os eleitores precisam de compreender melhor os seus direitos e as responsabilidades que têm; bem como precisam ter um conhecimento básico sobre o processo eleitoral do país e o sistema político. Em resumo, só assim os eleitores poderão compreender melhor o valor da democracia e o impacto que tem sobre o sistema de governação, e como pode ser usado para abordar os desafios econômicos, sociais e políticos que enfrentam a nação.

Published By: A Consciência Social


0 views

A Consciência Social

©2018 BY A CONSCIÊNCIA SOCIAL.