Search

A RECENTE DECISÃO DO PRESIDENTE VAZ


Depois de ler e ouvir o Presidente da República, José Mário Vaz e a sua Administração Presidencial, deparei-me com alguns elementos importantes que contribuíram para a recente decisão do Chefe de Estado. 

Segundo a DW, a Administração Presidencial da Guiné-Bissau encorajou o Presidente José Mário Vaz, a fixar a data das eleições, só depois do recenseamento eleitoral. 

Na minha perspectiva, o Presidente teve de  tomar uma decisão estratégica para preservar a Democracia Guineense e conservar a integridade das eleições.

Aliás, no dia 15 do corrente mês, o Presidente viajou para a Nigéria com a intenção de pedir “conselhos ou recomendações ” ao Presidente Buhari; “recomendações” que  eventualmente ajudaram o Presidente Vaz a  contextualizar a sua “posição” em relação ao registo eleitoral. 

No dia 17 do corrente mês , o Presidente decidiu manter o Primeiro-Ministro, Aristides Gomes, que foi nomeado na base de consenso, após a ratificação do acordo de Conacri em Lomé

Crisis Decision Making

Apesar de enfrentar um ambiente de incerteza política grave, dada a competição de princípios e doutrinas que obviamente pesam na hora de “Decison Making”, o Chefe de Estado foi claro e racional nas recentes declarações.

Independentemente, de  o Presidente marcar as eleições em dezembro ou em janeiro de 2019, o importante é incentivar as partes em disputa a usarem o diálogo para eventualmente garantirem o bom senso durante as eleições.

É neste contexto, que o Presidente referiu “Encorajo o Primeiro-Ministro Dr. Aristides Gomes, a prosseguir o diálogo com todos os partidos políticos, com a GTAPE e CNE de modo a sugerirem em consenso uma nova data para as eleições legislativas, após a conclusão do recenseamento, sem desconfianças entre actores políticos. “

Resumindo, se o Primeiro Ministro não se involver num diálogo sincero, transparente e verdadeiro com todas as entidades e personalidades políticas durante a realização das eleições, as escolhas políticas tornar-se-ão complexas e o resultado será problemático e perigoso devido ao alto nível de incerteza política que existe no país.

Aristides Mandinga, Student of IR and Peace Studies, Published by:A Consciência Social.


286 views

A Consciência Social

©2018 BY A CONSCIÊNCIA SOCIAL.