A Consciência Social

©2018 BY A CONSCIÊNCIA SOCIAL. 

Dinamarca proíbe burca e niqab em local público

August 8, 2018

Muito se tem discutido sobre o assunto da Burka na europa. Se tens conhecimento sobre o escrutínio que existe a volta dos véus islâmicos, com certeza que saberás das sensibilidades que existem no debate. Recentemente fui convidado a pronunciar-me num debate sobre a onda de proibição da burca que está a acontecer agora na europa. Confesso, que fiquei perplexo com as interpretações que as pessoas apresentaram durante o debate. As pessoas a favor da proibição do uso da burca argumentaram o seguinte: Se é proibido entrar de balaclava num banco, também devia ser proibido o uso da burca num banco. Eu não percebo porque que um indivíduo que se considera ciente, vai querer andar de balaclava ou de capacetes num banco?

 

A questão da Religião

 

Um dos maiores problemas da religião é a interpretação que cada indivíduo tem sobre ela. As mulheres muçulmanas usam a burca, por razões religiosas. Para clarificar o meu raciocínio, existem vários scholars muçulmanos que argumentam o seguinte: o Corão não indica o uso da burca. Enquanto que outros scholars, fundamentalistas, acham que faz parte da religião o uso da burca. Mais uma vez repito, que claramente existem diferentes interpretações do Corão.

 

Segurança e uso da Burca

 

As pessoas que participaram no debate também afirmaram que a burca precisa de ser banida por questões de segurança. Na realidade, as pessoas que usam balaclavas ou capacetes no banco, são claramente bandidos e com certeza que não têm boas intenções. No outro lado da moeda, as mulheres que usam a burca só estão a fazer banking. A proibição do uso de capacetes ou balaclavas não foram implementadas com fins de facilitar a identificação das pessoas. Foram implementadas para combater comportamentos criminosos.

 

Deste modo, se vamos fazer leis que baseiam em prevenir riscos, então sapatos, bolsas, mochilas, malas, e carteiras deviam ser banidos antes da burca. As pessoas podem facilmente esconder uma arma em qualquer um dos items que mencionei. Eu sou contra qualquer governo que ordene as mulheres a usarem a burca. Considero o comportamento inadmissível, repressivo e deve ser desafiado. Mas também acredito que a criminalização das mulheres aqui na europa não resolverá o problema. Segundo a Telegraph, 2.8 milhões de cidadãos muçulmanos vivem na Inglaterra e apenas uma pequena minoria usa a burca. Eu não apoio a burca, mas sim definitivamente defendo, apoio o direito das mulheres muçulmanas em usarem o que bem quiserem. Existem mulheres que usam a burca e a niqab por livre espontânea vontade.

 

Os valores seculares devem, penso eu, ser honrados; entre eles, o respeito pela escolha individual, desde que não prejudique outros.

Para mim, valores seculares que devem ser respeitados, são prejudicados quando os poderes governamentais se intrometem em áreas que devem ser questões de escolha pessoal.

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

A Hipocrisia Política do PAIGC

December 5, 2019

A Islamofobia e a Campanha do PAIGC

November 28, 2019

4 Motivo Pa Bu Vota Na Umaro Sissoco Embaló

November 21, 2019

1/1
Please reload

Tags

Please reload