A Consciência Social

©2018 BY A CONSCIÊNCIA SOCIAL. 

O cancelamento das eleições legislativas previstas para novembro entre: Rumores e a Possibilidade

August 27, 2018

É de conhecimento geral que a instabilidade política que impacta a Guiné não está a facilitar a organização das eleições legislativas previstas para o dia 18 de novembro.


PRS e o PAIGC


O Partido da Renovação Social (PRS), segunda força política da Assembleia Nacional Popular, pronunciou-se no dia 23 do mês corrente que têm “sérias dúvidas” acerca da realização das eleições legislativas prevista para o dia 18 de novembro. O grande partido também acusou o primeiro-ministro de “distração e incompetência”, lê-se no report. Em conferência de imprensa, O vice-presidente do PRS, explicou que a data marcada pelo o Presidente guineense, José Mário Vaz, está na corda bamba, devido ao cenário atual do recenseamento eleitoral.

A posição do PAIGC, a maior força política no parlamento guineense declara que ainda existem condições para que as eleições tenham lugar na data marcada. As eleições têm de ser realizadas na data prevista, como garantiu o Primeiro-Ministro. O PAIGC está a trabalhar para que as eleições se tornem uma realidade, argumentava Califa Seide.

CNE

Entretanto, a Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau (CNE) pediu ao governo no dia 24 do corrente mês para desbloquearem os fundos necessários para a organização das eleições, caso contrário o cancelamento das eleições legislativas poderá se tornar uma hipótese.

O Governo

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau garantiu no dia 24.08.18 que as eleições legislativas vão ser realizadas na data marcada . Aristides Gomes, decidiu começar o recenseamento eleitoral no país, sem ter os kits de registo biométrico que supostamente vêm da Nigéria.

MADEM-G15

O MADEM devia escusar-se de fazer, ameaças desnecessárias ao ponto de escolherem afirmações políticas de intimidação e desordem. Afirmar que vão formar um governo caso as eleições de novembro não se tornem uma realidade é completamente antidemocrático e só vai causar desordem no país.

ONU

O representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, José Viegas Filho, afirma que o pais está estável e que as eleições legislativas vão ser realizadas no dia 18 novembro.

Conclusão

Tendo em conta o escrutínio que existe sobre o recenseamento eleitoral; se houver vontade política os partidos com e sem assento parlamentar, a comunidade internacional, a sociedade civil  deviam debater as complexidades que comprometem a data prevista com intenções de chegarem a um acordo sobre a data das eleições ou a prolongação do recenseamento eleitoral.

 

Na minha modesta opinião, a alteração da data das eleições poderá ser uma opção. Tendo os partidos políticos a considerarem os requisitos das éleições injustas, e sem transparências  é complicado. Na realidade nós queremos o oposto. Eleições justas, transparentes e seguras. Estás eleições não podem ser realizadas forçosamente, tem de ser uma eleição em que a vontade do povo estará bem definida. 

 

Caso os kits de registo biométrico cheguem atrasados à Guine, cabe à CNE pronunciar-se se as eleições legislativas devem ser realizadas em novembro ou não. Caso as eleições se realizarem, poderemos estar a criar problemas graves se algum partido político decidir contestar os resultados e aí voltaremos de novo á instabilidade.


Desde que existe um compromisso entre o governo da Guiné Bissau e o da Nigéria sobre os 300 kits, o nosso estado devia mais uma vez, perguntar ao estado nigeriano quando é que os kits chegarão a Bissau. Será que estamos a altura para realizarmos eleições justas, transparente e seguras? Sim e não, neste momento esta tudo no standby. 

É preocupante a forma como o recenseamento eleitoral começou sem os kits de registo o que por sua vez poderá criar loopholes que facilitará manobras políticas e fraudes. Todos devíamos preocupar com as condições em que a eleição decorrerá.

 

 

 

 


 


 

Please reload

Our Recent Posts

A Hipocrisia Política do PAIGC

December 5, 2019

A Islamofobia e a Campanha do PAIGC

November 28, 2019

4 Motivo Pa Bu Vota Na Umaro Sissoco Embaló

November 21, 2019

1/1
Please reload

Tags

Please reload