A Consciência Social

©2018 BY A CONSCIÊNCIA SOCIAL. 

O Fracasso da Política Económica dos Libertadores (PAIGC)

January 16, 2019

Que modelo de país almejamos construir, que tipo de homens e mulheres queremos ser no futuro, quais são os “desígnios nacionais”? Quais são os mecanismos de regulação económica e sistemas de tributação e priorização de despesas, mais transparentes e eficazes, para romper com o subdesenvolvimento e erradicar a pobreza endémica? 

 

Eis as questões que os governantes do PAIGC, raramente se colocaram! Preferiram agir sem pensar, colocando de lado a recomendação de Amílcar Cabral, no seu derradeiro discurso: Pensar para melhor agir! Agir para melhor pensar.

 

Em matéria de medidas de política económica de desenvolvimento e do papel do Estado na economia, os “libertadores”, também aqui, limitaram-se, a fazer cópias pervertidas. Eis, igualmente, em associação com as crises políticas, uma razão decisiva pela qual temos o país que temos. 

 

Com efeito, no advento da democracia o debate político sobre a problemática de desenvolvimento centrava-se entre prosseguir com a política económica de desenvolvimento “dirigista” (nacionalizar e estatizar tudo: assim ditava a “democracia nacional revolucionária” imposta pelo PAIGC) ou a cartada “ultraliberal“ (privatizar e desregulamentar tudo: assim ditou a “boa governança democrática” imposta pelos “doadores” e pelo FMI /BM). È sabido que foi esta última que ganhou, e tem prevalecido até hoje.

 

Urge-nos reformar o atual sistema leninista e modernizar as nossas instituições, com mais formação, reconversão e dignificação profissional.

 

 

"If a free society cannot help the many who are poor, it cannot help the few who are rich. —John F. Kennedy"

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

PAIGC um Partido Intriguista

February 9, 2020

A Estratégia Maligna do PAIGC

January 18, 2020

SIRADJOINTERCAMBIO EDUCACIONAL

January 17, 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload