A Consciência Social

©2018 BY A CONSCIÊNCIA SOCIAL. 

O Fracasso da Política Económica dos Libertadores (PAIGC)

January 16, 2019

Que modelo de país almejamos construir, que tipo de homens e mulheres queremos ser no futuro, quais são os “desígnios nacionais”? Quais são os mecanismos de regulação económica e sistemas de tributação e priorização de despesas, mais transparentes e eficazes, para romper com o subdesenvolvimento e erradicar a pobreza endémica? 

 

Eis as questões que os governantes do PAIGC, raramente se colocaram! Preferiram agir sem pensar, colocando de lado a recomendação de Amílcar Cabral, no seu derradeiro discurso: Pensar para melhor agir! Agir para melhor pensar.

 

Em matéria de medidas de política económica de desenvolvimento e do papel do Estado na economia, os “libertadores”, também aqui, limitaram-se, a fazer cópias pervertidas. Eis, igualmente, em associação com as crises políticas, uma razão decisiva pela qual temos o país que temos. 

 

Com efeito, no advento da democracia o debate político sobre a problemática de desenvolvimento centrava-se entre prosseguir com a política económica de desenvolvimento “dirigista” (nacionalizar e estatizar tudo: assim ditava a “democracia nacional revolucionária” imposta pelo PAIGC) ou a cartada “ultraliberal“ (privatizar e desregulamentar tudo: assim ditou a “boa governança democrática” imposta pelos “doadores” e pelo FMI /BM). È sabido que foi esta última que ganhou, e tem prevalecido até hoje.

 

Urge-nos reformar o atual sistema leninista e modernizar as nossas instituições, com mais formação, reconversão e dignificação profissional.

 

 

"If a free society cannot help the many who are poor, it cannot help the few who are rich. —John F. Kennedy"

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

A Hipocrisia Política do PAIGC

December 5, 2019

A Islamofobia e a Campanha do PAIGC

November 28, 2019

4 Motivo Pa Bu Vota Na Umaro Sissoco Embaló

November 21, 2019

1/1
Please reload

Tags

Please reload